Imagine uma cena de uma casa desorganizada e está na hora de sair para o trabalho: Onde está aquele documento que preciso levar hoje? Onde está aquela blusinha que usei na semana passada? E as chaves? Onde foi que coloquei?
Quantas pessoas se deparam com perguntas como essa todas as manhãs? Quanto estresse e atrasos nessas pequenas coisas nos causam logo pela manhã?
A maioria das pessoas não consegue relaxar e descansar em um ambiente bagunçado. Este ambiente desorganizado pode afetar muito no nosso dia a dia, não apenas nos atrasando na execução de tarefas ou sair no horário para um compromisso, mas afeta também a nossa saúde mental.
Sim, uma casa bagunçada pode afetar nossa saúde mental!
Pesquisas demonstram que pessoas que vivem em casas desorganizadas são mais propícias a depressão, ansiedade e estresse. Essas pessoas se apresentam mais cansadas, com dificuldades para dormir, dificuldade em se concentrar e até de se relacionar.
Nosso cérebro enfrenta uma bagunça como distração, o que pode atrapalhar a concentração e o descanso.
Sabemos que é difícil manter tudo arrumado na correria do dia a dia, mas não é impossível!
Ninguém precisa de uma casa super arrumada, parecendo casas de revista onde ninguém pode tocar, o que precisamos é de arrumação e organização para melhorar nossa qualidade de vida.
No início será complicado, ter de arrumar tudo, encontrar um lugar perfeito para cada coisa, mas no final irá compensar, já que uma casa organizada traz a sensação de paz, diminuição do estresse e as brigas e melhoria da qualidade de vida como um todo .
Mas por onde começar?
Foto: Freepik
Vamos acabar com a bagunça, coloque em sua mente: casa desorganizada nunca mais!
Comece aos poucos, tire um tempinho para organizar um cômodo da casa por vez, um armário, depois outro, sem se apavorar e sem pressa para terminar, pois quanto mais calma tiver, melhor será o resultado.
Separe os itens pela importância que eles têm no dia a dia: os mais usados devem ficar sempre em locais de fácil acesso, os que nunca são usados, podem ir para uma prateleira no alto, ou ficar no fundo do armário.
Utilize etiquetas e caixas organizadoras, elas irão ajudá-lo sempre!
Se você não mora sozinho, convide os demais moradores para ajudar na organização , decidam juntos onde cada objeto deve ficar para facilitar a vida de todos, e crie uma regra de que cada objeto que for retirado do lugar deve retornar assim que finalizar o uso, isso facilita muito quando precisar dele novamente.
Agora, caso o caos já tenha instalado em sua casa, não se desespere, atualmente existem vários profissionais que trabalham com organização de casas, são os organizadores pessoais. Procure por um em sua cidade para dar o pontapé inicial e você apenas se manter.
Agora me conte! Você é uma pessoa organizada? Consegue manter tudo em ordem no seu dia a dia?


0 Comentários